Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 21 DE JULHO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  20/07/2017   Santos e seus acessos ferroviários - Não basta ter um porto com terminais modernos e bem equipados. É preciso garantir a chegada da carga...     20/07/2017   Obras para adequação de desvio exigem sistema “Pare e Siga” do km 262+100 ao 265 da SP-225 - Intervenções acontecem nesta sexta-feira e s...     20/07/2017   Restauração da ERS-155 avança no Noroeste do RS - Obras executadas pela secretária e Daer facilitarão transporte da produção agrícola da ...     20/07/2017   CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Fundo Social de Solidariedade de Valinhos - A CCR AutoBAn, por meio do Instituto C...     20/07/2017   CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Fundo Social de Solidariedade de Santa Bárbara D"Oeste - A CCR AutoBAn, por meio d...     20/07/2017   CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo - A CCR AutoBAn, por meio do Instituto CC...     20/07/2017   CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa - A CCR AutoBAn, por meio do Institut...     20/07/2017   CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Recanto dos Velhinhos, de Valinhos - A CCR AutoBAn, por meio do Instituto CCR, ent...     20/07/2017   CCR MSVia entrega peças arrecadadas na Campanha do Agasalho 2017 - Na última semana a CCR MSVia começou a entrega das peças coletadas por...     20/07/2017   DNIT/RS alerta para bloqueio na BR-116/RS em Esteio, no domingo (23/07) - A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraes...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

17/07/2017

Transporte marítimo: cresce a concentração

Editorial

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Milton Lourenço (*)

 

            SÃO PAULO – Quem acompanha o dia a dia do comércio exterior sabe que ocorre a nível mundial uma intensa concentração no mercado de transporte marítimo, deflagrada por uma nova onda de fusões e aquisições de uma empresa por outra, o que se tem dado especialmente entre as grandes armadoras que transportam contêineres.

 

            Segundo dados da empresa de consultoria inglesa Drewry, a fusão entre K-Line, MOL e NYK, que resultou na nova Ocean Network Express (ONE), colocará este grupo em quinto lugar no ranking mundial de empresas transportadoras de contêineres, com capacidade para 1,7 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), à frente da Hapag-Lloyd, que se fundiu com a UASC, com 1,6 milhão de TEUs, e da Evergreen, com 1,3 milhão.

 

            Embora a CMA CGM tenha adquirido a Mercosul Line, subsidiária brasileira da Maersk, esta armadora continua dominando o mercado, com 4,2 milhões de TEUS (ou 18,4% do total), seguida pela MSC, com 3,1 milhões de TEUs ( 13,5%). A CMA CGM, que vem expandindo seus negócios na América do Sul, ocupa a terceira colocação, com 2,4 milhões de TEUS (10,4% do mercado). A compra da Mercosul Line representou a décima segunda aquisição pela armadora desde  1996, quando a CMA comprou a estatal francesa CGM.

 

            É de se lembrar que essas três armadoras, em 2005, detinham 26% do mercado global, mas hoje já controlam 42%. Em quarto lugar, está a chinesa CoscoCS, que se fundiu com a CSCL, com 1,8 milhão de TEUs. Ressalte-se ainda que a Maersk comprou a Mercosul Line há uma década, mas teve de deixá-la como concessão, negociando-a com a CMA CGM, para seguir com seus planos de adquirir a Hamburg Sud, que é líder no Norte da Europa e na América Latina e opera a armadora brasileira Aliança, líder no setor de cabotagem no Brasil e no continente sul-americano. Hamburg Sud e Aliança são responsáveis por 80% do serviço de cabotagem brasileiro, à frente da Log-In Logística.  

 

            Em resumo: as 25 maiores operadoras de carga em contêineres do mundo (incluindo subsidiárias, afiliadas e coligadas) controlam mais de 65% de todos os navios porta-contêineres disponíveis para uso em serviços comerciais. Desde já, o setor alega que esse é um preço a pagar, já que os seus clientes teriam se favorecido durante anos de fretes desvalorizados. Essa seria a razão pela qual as grandes companhias de navegação teriam buscado saída nas fusões e incorporações de concorrentes.

 

            Em função dessa concentração que só cresce, é provável que haja neste segundo semestre de 2017 um melhor desempenho dessas empresas de navegação, mas não é preciso ser especialista para concluir que uma das consequências desse fenômeno é que haverá menores opções para os exportadores/importadores na hora de reservar espaços nos navios. E, com certeza, maiores custos, diante da falta de concorrência mais acirrada.

_________________________

(*) Milton Lourenço é presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis) e da Associação Nacional dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística (ACTC). E-mail: fiorde@fiorde.com.br. Site: www.fiorde.com.br

 

Por Milton Lourenço **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

É preciso ouvir os cidadãos

A CONTA DOS IMPOSTOS

Perdemos todos

Tirando leite das pedras

O primeiro ônibus elétrico no Brasil

Santos e seus acessos ferroviários

Obras para adequação de desvio exigem sistema “Pare e Siga” do km 262+100 ao 265 da SP-225

Restauração da ERS-155 avança no Noroeste do RS

CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Fundo Social de Solidariedade de Valinhos

CCR AutoBAn entrega doações da Campanha do Agasalho ao Fundo Social de Solidariedade de Santa Bárbara D"Oeste

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística