Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 27 DE SETEMBRO DE 2016

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  26/09/2016   Montadoras inovam negociações trabalhistas - Com empregos considerados de boa qualidade e funcionários representados por sindicatos forte...     26/09/2016   Indústria pede mais previsibilidade - Há pouco mais de vinte dias, Dilma Rousseff deixou oficialmente de ser presidente do Brasil depois ...     26/09/2016   A um passo dos caminhões autônomos - Com menos alarde do que ocorre com os automóveis, a indústria de caminhões e ônibus também prepara, ...     26/09/2016   Para a crise doer menos - A grave crise financeira que atinge os estados brasileiros não impediu que alguns governadores melhorassem a ad...     26/09/2016   Há mais de um ano em operação, Campo de Provas da Iveco é o primeiro da América Latina no segmento - Situada no complexo industrial da ma...     26/09/2016   Em feira de equipamentos de defesa, MAN Latin America mostra veículos de referência no mercado - Durante os dias 27,28 e 29 de setembro, ...     26/09/2016   Renovação - Futuro da Malha Paulista - A possibilidade de a renovação da concessão da Malha Paulista, da Rumo Logística, ser adiada é vis...     26/09/2016   SP não pode mais ficar décadas esperando expansão do metrô, por Clarisse C. Linke e Luis Antonio Lindau - O paulistano tem uma relação qu...     26/09/2016   Claudio Sales e Richard Hochstetler, do Acende Brasil: Operação centralizada e mercado: a busca do equilíbrio - Aneel e o ONS estão corre...     26/09/2016   Consórcio que constrói módulos para plataformas de petróleo demite mais de mil funcionários em Itajaí - O consórcio MGT, responsável pela...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

27/04/2008

DNIT abre licitação de projetos da Ferrovia Litorânea

Multimodalidade

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes de SC começou a licitar nesse mês estudos executivos da ferrovia que integrará portos catarinenses. Empresas vencedoras serão definidas até setembro, mas obra de R$ 945 milhões só iniciará em 2010.

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) de Santa Catarina lançou, em 3 de abril, o edital de licitação dos projetos executivos de engenharia dos dois lotes da Ferrovia Litorânea. A obra de 235 quilômetros ligará as regiões norte e sul da costa catarinense e integrará todos os portos do estado: Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba. De acordo com o superintendente do órgão federal em SC, João José dos Santos, as propostas das licitantes serão abertas em 90 dias. "Em 120 a 150 dias deveremos ter as empresas vencedoras definidas", declara. As escolhidas terão dois anos para concluir os trabalhos, avaliados em R$ 15 milhões - os recursos estão previstos no orçamento da União deste ano.

O superintendente João Santos acredita que os projetos possam ficar prontos em até um ano e meio, o que possibilitaria o começo da construção da Ferrovia Litorânea ainda em 2010 - a obra está estimada em R$ 945 milhões. Além de ligar os portos de SC, a ferrovia vai integrar a ferrovia Tereza Cristina, no sul do estado, ao Sistema Ferroviário Nacional, aumentar a competitividade dos pólos agroindustriais de Tubarão e Criciúma, e oferecer um novo modal de escoamento para os setores de carvão e cerâmica.

O planejamento da obra foi dividido em dois lotes. O primeiro deles vai de Imbituba até Tijucas, cidade da Grande Florianópolis, tem 120 quilômetros de extensão e projeto avaliado em R$ 7,8 milhões. O outro lote parte de Tijucas para chegar à junção com a linha férrea da América Latina Logística (ALL), que liga Mafra ao porto de São Francisco do Sul. Esse trecho terá 115 quilômetros e o seu estudo executivo custará R$ 6,9 milhões.

As empresas interessadas em participar da licitação devem entregar a documentação e as propostas até 21 de maio. O DNIT permite a participação em consórcio e que a mesma companhia dispute o contrato dos dois lotes. As vencedoras serão escolhidas com base no preço e na parte técnica, e caberá a elas definir o melhor trajeto dos trilhos, que será paralelo à rodovia BR-101.

Santos afirma que a Ferrovia Litorânea passará próxima a centros urbanos, mas evitará pontos de trânsito de automóveis. Ele admite que contornos serão necessários em locais mais populosos, como Balneário Camboriú e Florianópolis. "Na região da capital, a ferrovia seguirá o contorno rodoviário que está sendo estudado", comenta o dirigente do DNIT-SC.

Na opinião dele, a construção da ferrovia deve levar em torno de quatro anos, caso tenha o mesmo ritmo de obras da duplicação do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina. Assim que a Litorânea ficar pronta, o DNIT trabalha com a possibilidade de interligá-la ao Porto de Paranaguá (PR) através de um ramal ferroviário.

O departamento de SC também está estudando a proposta de outra grande obra, a Ferrovia Oeste-Leste, mais conhecida como Ferrovia do Frango porque facilitaria o escoamento de produtos do pólo de proteína animal que existe no oeste do estado, de empresas como a Sadia, Perdigão e Aurora. "Acredito que se busque uma licitação do projeto executivo ainda esse ano", prevê o superintendente João Santos, que acha viável construir essa ferrovia ao mesmo tempo que a Ferrovia Litorânea.

Para este ano, Santa Catarina terá o início das obras de dois contornos ferroviários para desafogar o trânsito em cidades do litoral norte. Um deles será construído em São Francisco do Sul dentro de 60 dias, com previsão de término para 2009, e terá 8,4 quilômetros de extensão - até o momento, já foram emprenhados R$ 26,7 milhões, provenientes do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC).

O contorno ferroviário de Joinville, principal pólo econômico de SC, começará a ser construído em 90 dias e também deve ficar pronto em 2009. O investimento foi estimado em R$ 44,3 milhões e o governo federal já empenhou R$ 23 milhões através do PAC. Outro contorno está previsto para ser feito em Jaraguá do Sul, a partir do ano que vem.

 

Por NetMarinha - Rodrigo Schmitt - Florianópolis

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Renovação - Futuro da Malha Paulista

Aérea austríaca bate marca de voo mais curto do mundo

Copa Airlines renova site e disponibiliza compra via celular

Petrobras encomenda plataformas no exterior após atrasos no Brasil

Projeto de sinalização na Barra do São Gonçalo é apresentado para a Marinha do Brasil

Montadoras inovam negociações trabalhistas

Indústria pede mais previsibilidade

A um passo dos caminhões autônomos

Para a crise doer menos

Há mais de um ano em operação, Campo de Provas da Iveco é o primeiro da América Latina no segmento

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística