Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 3 DE MAIO DE 2016

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  03/05/2016   Sartori defende novo modelo de pedágios por trecho: "É mais justo" - Projeto de concessão das estradas deve ser votado na tarde desta ter...     03/05/2016   Riscos não tradicionais - Enquanto o Brasil decide seu futuro, a economia global continua seu curso. Devagar e sempre, ela vem se recuper...     03/05/2016   Educadores de cidades do Vale do Paraíba participam de encontros do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR - Programa de Ed...     02/05/2016   Paulo Menzel, VP da ABRALOG Regional Sul, é empossado VP da Associação Comercial de Porto Alegre-ACPA - Novo presidente da ACPA quer trab...     02/05/2016   Audi instala skate elétrico em Q3 para facilitar a mobilidade nos grandes centros - Solução é uma dos destaques da marca no Salão de Pequ...     02/05/2016   Allison revelou novo modelo fora de estrada, e destacou aplicações com fabricantes na Bauma 2016 - No evento, a Allison apresentou a 6630...     02/05/2016   Pacer Logística passa a atender a PBR - Pearl Brasil - A Pacer é a nova responsável pelo serviço de logística integrada da PBR - Pearl Br...     02/05/2016   UPS informa lucro por ação recorde para o 1T16 - Lucro por ação para o primeiro trimestre aumenta 13% para US$ 1,27.Lucro operacional int...     02/05/2016   Recessão? Por aqui, Não! - O Brasil atravessa por uma enorme turbulência em dois campos principais: político e econômico. Nem vou apresen...     02/05/2016   Rival do Uber chega para esquentar o mercado de logística no Brasil - Além da guerra travada com os taxistas, o Uber terá outra questão c...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

12/08/2010

Postos "tabelam" o GNV a R$ 1,59

Economia

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Recap nega que haja qualquer tipo de controle no preço do gás natural veicular em Campinas.

Consumidores que adotaram o gás natural veicular (GNV) reclamam que os postos de combustíveis de Campinas que têm essa opção estariam praticando os mesmos preços em suas bombas. Isso poderia ser apontado como um suposto cartel. Esta semana, a reportagem do Correio realizou uma pesquisa em dez postos e verificou que todos eles comercializam o metro cúbico do produto a R$ 1,59. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap) nega que haja qualquer controle ou acordo em relação ao preço praticado. “O mercado é livre. O Sindicato não monitora os preços”, afirma Caio Junqueira, diretor responsável pela área de GNV no Recap.

Já no dia a dia dos postos, os consumidores estranham a coincidência. “Há mais de um ano que eu tenho rodado pesquisando os preços do gás veicular, e percebo que o valor é igual em todos os postos. Acabo abastecendo naquele que é mais perto de casa mesmo”, diz o vendedor Ricardo Santos, que abastece seu carro uma vez por semana.

O marceneiro José Adriano de Camargo é outro que tem percorrido bairros atrás de um preço mais atrativo e só encontra algo que mais parece um tabelamento informal. “Já procurei preços menores, mas não acho. Isso é ruim para quem depende do gás”, diz. “Não acho que seja certo todo mundo adotar o mesmo preço, mas nós motoristas não temos outra opção, né?”, lamenta Edgar Batista, operador de produção. Ele abastece seu carro duas vezes por semana e costuma gastar, em média, R$ 45,00. “Quando colocava gasolina, nunca era menos do que R$ 120,00”, lembra.

O taxista João Gonçalves é mais enfático: “Não dá para escapar desse preço em Campinas. Isso é péssimo para todos nós.” Ele gasta R$ 18,00 por dia com o GNV. Na contramão da opinião geral, o também taxista Vanderley Firmino considera positivo o preço “tabelado”. “Isso evita o abuso na cobrança, que é o que está acontecendo agora com o álcool, por exemplo.” O preço do álcool nos postos da cidade tem variado nas últimas semanas entre R$ 1,40 e R$ 1,49.

Em um posto de combustível no Jardim do Lago, o funcionário Eduardo Timóteo explica que a semelhança de preços pode ser uma “coincidência”. Para Paulo Henrique Souza, gerente de posto na Chácara da Barra, a semelhança é motivada mais pela concorrência do que por um suposto consenso no setor. “Um segue o preço do outro mesmo, mas nada é combinado.”

A reportagem procurou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, em Brasília (DF), mas não encontrou qualquer tipo de denúncia formalizada sobre o assunto. O mesmo ocorreu no Ministério Público Estadual (MP). Em cinco postos pesquisados em São Paulo, foi possível constatar que o preço do GNV na Capital varia entre R$ 1,39 e R$ 1,49 o metro cúbico.

Prejuízos - O diretor do Recap argumenta que, depois de um período de euforia em relação ao GNV, ocorreu uma retração do mercado. “Do final de 2007 para cá, o setor teve uma redução de 50%. Empresários fizeram grandes investimentos para adequar seus postos e essa retração gerou enormes prejuízos”, explica Junqueira. A reportagem apurou que alguns pontos investiram valores superiores a R$ 1 milhão na estrutura para o GNV.

Outro detalhe que pegou em cheio o bolso dos consumidores é a demora do retorno do investimento feito nos veículos. No lançamento do GNV, o gasto com a instalação do kit-gás poderia ser ressarcido em um período médio de oito meses. Hoje, esse mesmo retorno pode levar até dois anos para ocorrer.

Visando dar uma maior competitividade ao gás vendido por aqui, representantes do Sindicato de Campinas e região têm uma reunião marcada para hoje, com a direção da Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp), autarquia veiculada à Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. O objetivo é discutir a normatização do gás que está sendo vendido pela Petrobras nos leilões de curto prazo. Os produtos leiloados são as sobras de contratos firmados pela estatal com distribuidores pelo País e o material que não foi utilizado por usinas termelétricas. Na prática, os empresários querem acesso a um maior volume do produto por um preço melhor e, assim, reduzir os valores cobrados nas bombas.

Varejista compra produto a preço único, diz Comgás - A assessoria da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), que distribui o gás natural veicular (GNV) em Campinas, afirma que, em nenhum momento, pratica qualquer tipo de controle em relação aos valores cobrados nos postos de combustíveis em quaisquer das áreas de sua abrangência no Estado. O produto é vendido aos varejistas com um preço único — tudo acompanhado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) — e, a partir daí, o mercado tem liberdade para definir quais preços praticar. Atualmente, o valor do metro cúbico do gás vendido aos postos pela Comgás está estipulado em R$ 1,08.

Para Richard Nicolas de Jardin, gerente de vendas da área automotiva da Comgás, o setor realmente tem vivido uma retração, e é preciso buscar ações que tornem o produto mais competitivo no mercado e que façam as pessoas procurá-lo, gerando redução de preços. Segundo ele, é preciso, por exemplo, que hajam instrumentos legais para que empresas como a Comgás possam buscar o produto de uma maneira a oferecer preços mais baixos aos consumidores. “Nossa expectativa é extremamente positiva em relação à produção do pré-sal”, aponta o gerente.

Saiba mais - Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação. Cartel, além de ser um ilícito administrativo, é crime punível com pena de 2 a 5 anos de reclusão ou multa, nos termos da Lei n 8.137/90.

Quanto custa - O GNV nos postos pesquisados pela reportagem:

Em Campinas: Posto da Norte-Sul (Shell) — R$ 1,593; Posto Laurão (Ipiranga) — R$ 1.599; Posto Prestes Maia (Shell) — R$ 1,590; Posto Jardim do Lago (Ale) — R$ 1,597; Posto Barão de Itapura (Shell) — R$ 1,599; Posto Parque Via Norte (Ipiranga) — R$ 1,599; Posto Jardim Santa Mônica (BR) — R$ 1,599; Posto Distrito Industrial (Ipiranga) — R$ 1,599; Posto Jardim das Bandeiras (Ipiranga) — R$ 1,599; Posto de Barão Geraldo (Esso) — R$ 1,599

Em São Paulo - Alto da Lapa: Extracar Auto Posto (Ipiranga) — R$ 1,499; Brás - Auto Posto Quebéc (Esso) — R$ 1,399; Ipiranga - Auto Posto Nossa Senhora do Líbano (Ale) — R$ 1,399; Lapa - Auto Posto Center Lapa (Ipiranga) — R$ 1,499; Água Branca - Posto Ponto Quente (Shell) — R$ 1,399

 

Por Correio Popular - SP

 

Qual a sua avaliação?

2 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Carteira do Passe Livre Urbano deve ser solicitada na SMTT

Uma usina gaúcha vende energia em leilão

CEEE-D vai ampliar ações para combater as fraudes

Descontos de IPVA terminam nesta segunda-feira

Conta de luz continua sem taxa extra em maio, diz governo

Sartori defende novo modelo de pedágios por trecho: "É mais justo"

Riscos não tradicionais

Educadores de cidades do Vale do Paraíba participam de encontros do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR

Paulo Menzel, VP da ABRALOG Regional Sul, é empossado VP da Associação Comercial de Porto Alegre-ACPA

Audi instala skate elétrico em Q3 para facilitar a mobilidade nos grandes centros

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Federasul

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística