Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 25 DE ABRIL DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  24/04/2018   BR 392 terá bloqueio parcial para retirada de veículo - O tráfego estará parcialmente bloqueado amanhã(25), a partir das 9h, para retirad...     24/04/2018   Venda de veículos deve desacelerar no País - O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Anton...     24/04/2018   RGE Sul constrói 21 Km de rede nova em Itaqui - Distribuidora investe R$ 7,41 milhões na modernização do sistema elétrico do município, o...     23/04/2018   A ANGÚSTIA E AS ALTERNATIVAS NA LUTA PELA DUPLICAÇÃO - A mobilização da zona sul gaúcha em torno da duplicação da BR-116, reforçada pelo ...     23/04/2018   Área rural busca mais energia - Na primeira metade desta década, o programa Luz Para Todos foi encerrado no Rio Grande do Sul com o saldo...     23/04/2018   Mobilização cobra ação do governo federal para conclusão da BR-116 - Uma mobilização em torno das intermináveis obras de duplicação do tr...     23/04/2018   Porto de Santos: difícil acesso - SÃO PAULO – Embora seja responsável por 27% da movimentação do comércio exterior brasileiro, o porto de...     23/04/2018   CCR NovaDutra realiza operação especial de atendimento no feriado do Dia do Trabalho - Tráfego na via Dutra deve aumentar a partir da tar...     23/04/2018   OpenTech anuncia vencedores do Prêmio Mover Eficiência em Logística - Indústria do segmento agroquímico, a Adama Brasil conquistou o prim...     23/04/2018   Programa Caminhos para Cidadania oferece formação EAD aos professores da rede pública de ensino de Osasco - A formação atenderá mais de 5...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

16/04/2018

Seis meses depois, nada de GPS

Tecnologia

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

DECRETO QUE EXIGE INSTALAÇÃO do equipamento na frota de ônibus da capital gaúcha foi assinado em setembro de 2017

Meio ano após publicação de decreto sobre GPS nos ônibus urbanos, as empresas ainda não começaram a equipar a frota com a ferramenta. Assinado em setembro de 2017 pelo prefeito Nelson Marchezan, o documento exigia que a instalação se iniciasse em dois meses - o que não ocorreu. Foi dada também uma data limite para implementação total na frota: 31 de dezembro deste ano.

Se vai ser ou não possível cumprir o prazo final depende do ritmo do grupo de trabalho que envolve as empresas que operam o transporte coletivo e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de acordo com Gustavo Simionovschi, diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que representa os consórcios Vialeste, Mais, Mob e Viva Sul. Ele explica que o grupo compartilha os resultados dos testes já realizados com fornecedores conhecidos no mercado. Ainda não houve definição de qual empresa será contratada.

- Vamos criar um projeto que diga o que o produto deve ter para atender a cidade. O edital especifica a necessidade de ter um projeto, e o órgão gestor reconhece essa necessidade - diz Simionovschi. - A partir daí, vamos orçar no mercado os produtos que atenderiam e buscar financiamento.

Conseguir dinheiro para instalar o GPS e os sistemas relacionados também pode ser um complicador. O diretor-executivo da ATP acrescenta que, em razão da segurança e do controle no uso das gratuidades das passagens, as empresas focaram primeiro nos investimentos para o sistema de reconhecimento facial e as câmeras (equipamentos também relacionados no mesmo decreto de setembro de 2017). Relata que, atualmente, não dispõem de recursos próprios ou financiamento assegurado para isso.

- Está muito difícil obter financiamento no mercado. Os recursos diminuíram bastante ou são taxas exorbitantes - afirma.

A Carris, única estatal no transporte público de Porto Alegre, também participa do grupo de trabalho e aponta que "aguarda definição do sistema que será utilizado pelas concessionárias".

Gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flávio Tumelero atesta que as empresas estão se reunindo constantemente com o órgão gestor. Ele é otimista quanto ao cumprimento do prazo final estipulado no decreto:

- A gente está trabalhando para que o prazo se cumpra, ou seja, para que até o final do ano se tenham todos os sistemas instalados.

POR QUE TER GPS NOS ÔNIBUS?

Se, nos veículos de passeio, ele é usado no celular ou acoplado ao painel do carro para encontrar um endereço, o GPS nos ônibus tem outra finalidade. O hardware de Global Positioning System ("sistema de posicionamento global") transmitirá os dados de posicionamento de cada coletivo para sistemas que facilitarão a vida das empresas, da EPTC e dos usuários do transporte público (veja ao lado).

O gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flávio Tumelero, explica que esses dados vão compor o Sistema de Supervisão e Controle Operacional (SSCO), que vai informar às empresas de transporte e também à EPTC se todos os carros que estão planejados para determinada linha estão em operação, quais linhas estão atrasadas e o intervalo entre um e outro ônibus. No caso da empresa pública, isso também vai facilitar a fiscalização dos veículos.

A segunda finalidade é viabilizar o Serviço de Informação ao Usuário (SIU), que poderá ser acessado por aplicativo, no celular, ou no computador, para que o cidadão saiba quanto tempo seu ônibus vai demorar ou quais as melhores opções de linhas para chegar ao seu destino, por exemplo.

JÉSSICA REBECA WEBER

 

Por Zero Hora - RS - JÉSSICA REBECA WEBER

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Nova tecnologia permite que câmeras de segurança em rodovias capturem áudio em praças de pedágio

Brasileira gere comunicação de fábrica de drones em Shenzhen, Vale do Silício chinês

Empresa alemã cria Fusca conversível de 210 cavalos

Nissan lançará oito carros eletrificados no Japão até 2022

Land Rover confirma híbridos Range Rover e Range Rover Sport no Brasil em 2018

BR 392 terá bloqueio parcial para retirada de veículo

Venda de veículos deve desacelerar no País

RGE Sul constrói 21 Km de rede nova em Itaqui

A ANGÚSTIA E AS ALTERNATIVAS NA LUTA PELA DUPLICAÇÃO

Área rural busca mais energia

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística