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16/04/2018

Seis meses depois, nada de GPS

Tecnologia

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DECRETO QUE EXIGE INSTALAÇÃO do equipamento na frota de ônibus da capital gaúcha foi assinado em setembro de 2017

Meio ano após publicação de decreto sobre GPS nos ônibus urbanos, as empresas ainda não começaram a equipar a frota com a ferramenta. Assinado em setembro de 2017 pelo prefeito Nelson Marchezan, o documento exigia que a instalação se iniciasse em dois meses - o que não ocorreu. Foi dada também uma data limite para implementação total na frota: 31 de dezembro deste ano.

Se vai ser ou não possível cumprir o prazo final depende do ritmo do grupo de trabalho que envolve as empresas que operam o transporte coletivo e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de acordo com Gustavo Simionovschi, diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que representa os consórcios Vialeste, Mais, Mob e Viva Sul. Ele explica que o grupo compartilha os resultados dos testes já realizados com fornecedores conhecidos no mercado. Ainda não houve definição de qual empresa será contratada.

- Vamos criar um projeto que diga o que o produto deve ter para atender a cidade. O edital especifica a necessidade de ter um projeto, e o órgão gestor reconhece essa necessidade - diz Simionovschi. - A partir daí, vamos orçar no mercado os produtos que atenderiam e buscar financiamento.

Conseguir dinheiro para instalar o GPS e os sistemas relacionados também pode ser um complicador. O diretor-executivo da ATP acrescenta que, em razão da segurança e do controle no uso das gratuidades das passagens, as empresas focaram primeiro nos investimentos para o sistema de reconhecimento facial e as câmeras (equipamentos também relacionados no mesmo decreto de setembro de 2017). Relata que, atualmente, não dispõem de recursos próprios ou financiamento assegurado para isso.

- Está muito difícil obter financiamento no mercado. Os recursos diminuíram bastante ou são taxas exorbitantes - afirma.

A Carris, única estatal no transporte público de Porto Alegre, também participa do grupo de trabalho e aponta que "aguarda definição do sistema que será utilizado pelas concessionárias".

Gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flávio Tumelero atesta que as empresas estão se reunindo constantemente com o órgão gestor. Ele é otimista quanto ao cumprimento do prazo final estipulado no decreto:

- A gente está trabalhando para que o prazo se cumpra, ou seja, para que até o final do ano se tenham todos os sistemas instalados.

POR QUE TER GPS NOS ÔNIBUS?

Se, nos veículos de passeio, ele é usado no celular ou acoplado ao painel do carro para encontrar um endereço, o GPS nos ônibus tem outra finalidade. O hardware de Global Positioning System ("sistema de posicionamento global") transmitirá os dados de posicionamento de cada coletivo para sistemas que facilitarão a vida das empresas, da EPTC e dos usuários do transporte público (veja ao lado).

O gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flávio Tumelero, explica que esses dados vão compor o Sistema de Supervisão e Controle Operacional (SSCO), que vai informar às empresas de transporte e também à EPTC se todos os carros que estão planejados para determinada linha estão em operação, quais linhas estão atrasadas e o intervalo entre um e outro ônibus. No caso da empresa pública, isso também vai facilitar a fiscalização dos veículos.

A segunda finalidade é viabilizar o Serviço de Informação ao Usuário (SIU), que poderá ser acessado por aplicativo, no celular, ou no computador, para que o cidadão saiba quanto tempo seu ônibus vai demorar ou quais as melhores opções de linhas para chegar ao seu destino, por exemplo.

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