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25/01/2006

Quarterização - O processo que melhora a administração de custos e a qualificação dos colaboradores

Artigos / Entrevistas

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O processo que melhora a qualidade para voltar-se totalmente à sua atividade-fim.

A transferência de serviços para terceiros especializados atualmente é vital para a competitividade e sobrevivência das organizações. Neste cenário também é indispensável a criação de sistemas integrados para a gestão da terceirização. Note-se que não estamos falando em gerenciamento de contratos, mas sim, de uma efetiva gestão da terceirização que se viabiliza com a contratação de um gestor externo especialista. Este é um procedimento conhecido no mundo empresarial como quarterização, e que está vivendo um momento de franca expansão.

Falo de expansão em um cenário com duas leituras. Se por um lado ela está sendo praticada cada vez mais de uma maneira intensiva pelas corporações, por outro está sendo perigosamente arrasada por profissionais que, por desconhecimento de seu manejo técnico-gerencial ou até mesmo interesse parasitário, estão calcando a administração dos terceiros na pura e algoz redução de preços dos contratos, gerando passivo para seus clientes e denegrindo a imagem do instituto.

Cada vez que um arauto da quarteirização abre a boca para anunciar suas vantagens, pode ter certeza de que ficará centrado na redução de custos baseada em menores preços praticados pelos fornecedores. Quando isso acontece, fico preocupado com a espécie de imagem que estes "especialistas" estão difundindo de forma caricata.

Afinal, quarterizar não é sinônimo de redução de preços. A quarteirização deverá ser utilizada para administrar custo - e não apenas valor monetário da terceirização; melhorar e qualificar a performance de contratação da área de suprimentos e estabelecer, de forma segura, um proceso de controle e qualificação contínua da relação com os fornecedores.

Como o preço já não é mais definido por quem vende, e sim por quem compra, o sistema de gestão obrigatoriamente deverá envolver, em sua rede de excelências, especialistas com amplo domínio técnico dos serviços contratados, pois não é possível pensar no tripé produtividade / qualidade / eficiência operacional sem considerar os agentes do ambiente produtivo. Supor que quarterizar significa contratar uma empresa para simplesmente barganhar os melhores preços, sem qualquer comprometimento com os demais conceitos da cadeia de valores, representa uma visão extremamente limitada do modelo; prática, aliás, que tem sido perigosamente difundida por aqueles que têm uma compreensão perversa do atual modelo gerencial.

O fundamental é habilitar a área de compras, reestruturando os setores de suprimentos para que esses capacitem seus parceiros de forma a entregar os serviços na quantidade, freqüência e padrão de qualidade necessária, dentro dos níveis de preço considerados justos e comprometidos com o orçamento. Portanto, é indispensável investir no treinamento permanente dos terceiros e no acompanhamento constante da relação, fazendo ajustes preventivos e corretivos de desempenho técnico / operacional, garantindo os aspectos legais da contratação, bem como a preservação econômica do negócio pela ausência de passivo tributário, fiscal e trabalhista.

Portanto, recomendo desconfiar daqueles que apregoam a quarteirização como um sistema de barganha por preços, já que esse modelo, indiretamente, gera passivo e morte da parceria e da terceirização.

A verdadeira quarterização é um instrumento eficaz que consegue estabelecer entre contratante e fornecedor uma relação por simbiose, de forma que haja cumplicidade de motivação, entendimento e resultados, investindo-se em tecnologia do conhecimento e aumentando-se a média de faturamento por empregado pela profissionalização gerencial do negócio. Terceirizar não é abandonar a atividade. Com efeito, o gerenciamento profissional através da quarteirização é o modelo adequado para as empresas serem competitivas sem perder qualidade.

Clique e veja o quadro de vantagens

 
 

Por Saratt

 

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