Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 28 DE JULHO DE 2015

Email
HOME
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  28/07/2015   Tecon Rio Grande aumenta suas exportações em 8,3% - Cabotagem registrou elevação de 10% no primeiro semestre de 2015.     28/07/2015   Guaíba revive temor da Ford com demora da Foton - PGE avalia uso da área como garantia em empréstimo do Bndes.     28/07/2015   Braços cruzados - Quem disse que é preciso esperar o fim do ajuste ou a conclusão da Lava Jato para pensar em retomada?     28/07/2015   Desativação de ponto de ônibus na Glicério afeta 20 linhas em Campinas - Parada na altura do número 1.097 fica suspensa por tempo indeter...     28/07/2015   Estradas de acesso aos perímetros irrigados estão em más condições - Problema acontece nas vias de acesso ao Maria Tereza e Nilo Coelho. ...     28/07/2015   Levantamento aponta que São Paulo tem a gasolina mais barata do país - Rio de Janeiro tem o segundo maior preço, só perde para Manaus. Im...     28/07/2015   PRF interdita trecho da BR-230 após buraco se abrir em viaduto da Paraíba - Trânsito no sentido Cabedelo para João Pessoa foi interditado...     28/07/2015   Prefeitura de Taubaté amplia pontos para fiscalização com radares fixos - Ao todo são quatro novos pontos que receberão rodízio de aparel...     28/07/2015   Após acidentes, Ceturb vai aumentar número de vistorias em ônibus no ES - Alex Mariano disse que veículos vão passar a ter vistorias alea...     28/07/2015   Nível do Sistema Cantareira volta a cair nesta terça-feira - Depois de primeira após um mês, volume do reservatório voltou a baixar. Conj...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

15/02/2009

Cuidados com a distribuição de alimentos perecíveis

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

8,8

11 votos

Como os alimentos perecíveis são sensíveis à deterioração biológica, física ou química, podendo prejudicar suas qualidades para consumo se não forem devidamente acondicionados, estocados, transportados e entregues. Neste ponto, a logística de distribuição passa a ter um importante papel.

Para uma análise adequada vamos considerar os seguintes aspectos:

- Condições e restrições para conservação;

- Embalagem e unitização;

- Armazenagem e transbordos; e

- Transporte.

Cuidados para preservação

Condições e restrições que devem ser consideradas para impedir a deterioração dos alimentos perecíveis:

- Biológica e química: temperatura, contaminação, umidade, ventilação, iluminação e tempo (fator agravante);

- Física: embalagem, unitização, manuseio, estocagem, empilhamento, transbordo, vibração, impacto, etc;

Quando a preservação do alimento depende de baixas temperaturas (“cadeia do frio”), as mesmas devem ser rigorosamente controladas, pois qualquer alteração na qualidade do produto é acumulativa e não recuperada.

Embalagem e unitização

Para a preservação dos produtos deve-se considerar a embalagem (envoltório para acondicionamento do produto) desde a fase de desenvolvimento do produto, produção, armazenagem e transporte até o ponto de venda, devendo ser consideradas as suas funções para cada etapa:

- Primária: contém o produto, é a unidade de comercialização no varejo;

- Secundária: é o acondicionamento (bandeja, filme, etc) das embalagens primárias, normalmente utilizada para disposição no ponto de venda;

- Terciária: contentores resistentes (papelão, plástico, madeira, etc), para unitizar as embalagens secundárias para movimentação manual e transporte, normalmente é a unidade de atacado;

- Quaternária: unitização das embalagens terciárias (palete) para estocagem e transporte;

- Quinto nível: para preservação ou transporte especial  (caminhões ou contêineres).

Armazenagem

O projeto e a operação de um armazém não pode restringir-se apenas a otimização do aproveitamento do espaço (agravado pela despesa com energia no caso de refrigeração), porém deverá conciliar os conceitos logísticos com as condições relacionadas à preservação de alimentos perecíveis. Portanto, alguns fatores devem ser considerados:

- Recebimento e expedição: nestas fases em que ocorrem as transferências e transbordos devem ser avaliadas as instalações físicas, pois estas áreas estão sujeitas a contaminação externa (sujeira e temperatura) quando os produtos ficam expostos e pode ocorrer algum tipo de deterioração;

- Estocagem: conforme já comentado acima não deve priorizar exclusivamente a logística e considerar os aspectos relacionados à preservação dos produtos;

- Equipamentos de MAM (movimentação e armazenagem de materiais): devem ser especificados de forma a racionalizar os aspectos logísticos (densidade, acessibilidade, freqüência e custos) e os relativos à preservação do produto (temperatura, contaminação, ventilação, etc);

- Seqüência de entradas e saídas: como o tempo é um fator agravante para as condições de preservação, devem ser tomadas precauções para que os produtos fiquem o menor tempo estocados e utilizados os conceitos de PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai) ou o PVPS (primeiro que vence a validade é o primeiro que sai), sendo que para garantir tal procedimento devem ser utilizados softwares de gerenciamento de armazéns (WMS) e sistemas de códigos de barras;

- Picking (separação de produtos para formação do pedido): assim como o recebimento e a expedição, esta também é uma área sensível, portanto deverá ficar segregada do estoque, tanto para otimizar as atividades logísticas quanto para garantir a preservação dos produtos.

Transportes

Esta fase é a mais vulnerável porque normalmente sai do controle do embarcador. Entretanto, todos os esforços devem ser feitos para garantir a preservação dos alimentos perecíveis. Alguns fatores devem ser considerados:

- Embarque e desembarque: tem problemas semelhantes aos apresentados na fase de recebimento e expedição, quando ocorre o transbordo e também fica exposto à contaminação externa (sujeira e temperatura) no momento da transferência do/para o caminhão. Para atenuar o problema são necessárias instalações adequadas de recebimento e expedição, com portas automáticas e plataformas niveladoras;

- Para longas distâncias (principalmente para exportação e importação) é necessário o transporte intermodal, o qual depende de operações de transbordo, principalmente em contêineres quando se trata de alimentos perecíveis;

- Apesar das dificuldades apresentadas em relação à etapa de transporte, os equipamentos disponíveis no mercado são adequados. No caso de cargas resfriadas ou refrigeradas, as condições térmicas nas carroçarias são semelhantes às dos contêineres.

Nota: A Norma NBR 14701 de 29 de junho de 2002 regulamenta o transporte de produtos alimentícios refrigerados com o objetivo de definir a temperatura adequada ao longo de toda a cadeia de abastecimento, desde os armazéns frigorificados do produtor, até a entrega ao varejo, e abrange também: embalagem, unitização, movimentação, uso de registradores de temperatura nos estoques e nos transportes, entre outros.

Conclusão

Para uma adequada distribuição e entrega de produtos perecíveis é necessário entender as restrições e condições para preservação, desde o desenvolvimento da embalagem para atender todas as funções, armazenar e transportar adequadamente.  

(*) Antônio Carlos Rezende é gerente de projetos da IMAM Consultoria

 

Por (*) Antonio Carlos Rezende

 

Qual a sua avaliação?

2 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Braços cruzados

Será que a hora era essa?

Produtividade e formação profissional

Reação exagerada?

Hora de revisar

Trechos da BR-163/MS operam em pare-e-siga da CCR MSVia

Tecon Rio Grande aumenta suas exportações em 8,3%

Guaíba revive temor da Ford com demora da Foton

Desativação de ponto de ônibus na Glicério afeta 20 linhas em Campinas

Estradas de acesso aos perímetros irrigados estão em más condições

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Federasul

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística