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15/03/2005

Estratégias de Previsão de Demanda

Destaques

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Vários são os fatores avaliados pelos clientes, como por exemplo: preço, garantia, prazo de entrega, funcionalidade, praticidade no uso e outros.

“Nunca se tem certeza da quantidade a ser solicitada pelos clientes e da quantidade a ser enviada para armazenagem.”

A previsão de demanda é difícil de ser acertada e é um assunto crítico, pois é baseado na previsão que é feito todo o planejamento da organização . Se a previsão for menor que a demanda, pode ocorrer falta de produtos e, se a previsão for maior que a demanda, podem surgir estoques excessivos.
2.O processo de planejamento
É recomendado que o processo de planejamento seja contínuo, devendo-se sempre ter uma boa noção da situação presente, uma visão de futuro e os objetivos que devem ser alcançados devem ser bem claros.
Com o passar do tempo a visão de futuro deve ser deslocada de forma que o horizonte fixado se mantenha constante. A seguinte dinâmica é sugerida :

- passo 1: levantamento da situação presente, fotografar a situação em que se encontram as atividades e os recursos para que esta esteja presente no processo de planejamento;
- passo 2: desenvolvimento e reconhecimento da visão de futuro, com ou sem nossa intervenção;
- passo 3: tratamento conjunto da situação presente e da visão de futuro, por alguma lógica que transforme os dados coletados em informações para tomada de decisão;
- passo 4: tomada de decisão gerencial: o que, quanto, quando produzir e comprar e com que recursos produzir;
- passo 5: execução do plano: período em que as decisões vão tomando efeito
Como nem sempre as coisas acontecem como foram planejadas,em determinado período é prudente tirar outra fotografia da situação presente e voltar ao passo 1.
Não existe uma receita pronta para a definição do horizonte de planejamento, pode-se então utilizar a prática de considerar aquele ponto no futuro onde as decisões do presente têm pouca ou nenhuma influência.
O horizonte de planejamento pode ser subdividido em diferentes espaços de tempo. Isso é possível porque as decisões têm diferentes inércia – tempo necessário para que as decisões tenham efeito. Num primeiro nível, estão as decisões de longo prazo – maior inércia. Procura- se trabalhar com famílias de produtos.  Em um segundo nível estão as decisões de médio prazo, cujas decisões são restringidas pelas decisões de longo prazo, existindo um nível a mais de desagregação, onde se trabalha com os produtos de forma individualizada. Em um terceiro nível têm-se as decisões de curto prazo, onde se trabalha com os componentes que formam os produtos.

Quanto ao nível de agregação no processo de previsão, a literatura sugere um maior nível de agregação de produtos quando o horizonte de tempo é maior. Dessa forma, quanto maior for o período de previsão, maior deve ser a agregação, pois os erros a menor de alguns produtos tendem a anular os erros a maior de outros produtos.
Figura 1 - Sub-horizontes dentro do horizonte de planejamento

Fonte: Adaptado e expandido de CORRÊA e GIANESI (1997), pelo autor
O horizonte de planejamento pode ser subdividido em diferentes intervalos.

Fonte: Adaptado e expandido de CORRÊA,  GIANESI e CAON (2000).,pelo autor.

Para o curto prazo alguns autores recomendam a utilização de métodos estatísticos baseados em médias ou no ajuste de retas. Já para os períodos de médio e longo prazo recomenda-se a utilização de modelos explicativos e econométricos.
Na sua maioria os métodos de  séries temporais são usados em previsões de demanda por serem de relativa simplicidade .

3. Fontes de Erro de Previsão
Erros podem ter várias origens, sendo uma das mais comuns  a projeção de tendências passadas para o futuro quando usado em análise de regressões, nem sempre o intervalo de confiança pode ter sido adequadamente projetado, como o intervalo de confiança determinado por dados do passado nem sempre pode representar o futuro .

Os erros podem ser classificados como aleatórios ou como sistemáticos.

São chamados erros sistemáticos quando acontece um equivoco constante, por exemplo a previsão de demanda é sempre muito alta. Algumas causas destes erros podem ser: (a) falha na inclusão de valores corretos;(b) utilização de relacionamentos errados entre as variações ;(c) emprego da linha de tendência errada;(d) localização da demanda sazonal em pontos diferentes de onde ele normalmente ocorre e (e) existência de algumas tendências  seculares indeterminadas. Os erros aleatórios são simplesmente definidos como aqueles que não podem ser explicados, referenciados como um “ruído” no modelo.
4. Rastreamento da Previsão
As previsões geralmente são erradas. Se houvesse uma maneira para determinar a qualidade da previsão, seus métodos poderiam ser aperfeiçoados e seria possível fazer estimativas melhores sobre os fatores de erro.  O rastreamento da previsão é o processo que compara a demanda real com a previsão, tendo como resultado o   Erro da Previsão que a própria diferença entre a demanda  real  e a prevista podendo ocorrer por duas maneiras:  por viés e variação aleatória.

Erro de previsão: É a diferença entre a demanda real e a prevista .O erro pode ocorrer de duas maneiras: variação por viés e variação aleatória.

Variação por viés – a demanda real acumulada poder não ser igual à prevista.
Considerando os dados da tabela 1 a demanda real varia em relação a previsão e no período de seis meses a demanda acumulada esperada em 120 unidades.
O viés existe quando a demanda acumulada real varia em relação à previsão acumulada. Isso significa que a demanda média prevista estava errada. No exemplo da tabela 1 demanda média prevista foi de 100 unidades, mas a demanda real foi de 720/6=120 unidades.

         Mês Prevista Real
Mensal Acumulada Mensal Acumulada
1 100 100 110 110
2 100 200 125 235
3 100 300 120 355
4 100 400 125 480
5 100 500 130 610
6 100 600 110 720
total 600 600 720 720
Tabela 1 - Vendas previstas x Vendas reais em viés
Fonte: Adaptado e expandido de ARNOLD (1999), pelo autor


Variação aleatória - Em um dado período ,a demanda real varia em torno da demanda média. A variabilidade dependerá do padrão de demanda do produto.  Alguns produtos têm uma demanda estável e a variação não é grande. Outros produtos têm uma demanda instável e sua variação é grande.


A satisfação do cliente é o ponto chave para a sobrevivência de qualquer organização, independente do seu ramo de atividade, produto ou serviço. Se a previsão não for de boa acuracidade, o planejamento não é eficiente, pois o mesmo é baseado em previsões.


No próximo artigo discutiremos a Gestão de Estoques.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.; CAON, M. Planejamento, Programação e Controle da Produção – MRPII/ERP –: Atlas, 1997. CHING, Yuh Hong. Gestão de Estoques na Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 1999.
KOTLER, Philip;Marketing Management:Milenium Edition,Tent Edition,2000 by Printice Hall,Inc.
MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e Operações. 2ª ed. São Paulo:Pioneira, 1996.

 

Por Silvio Alvim

 

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