Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 23 DE SETEMBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  23/09/2017   Rodovias do Rio Grande do Sul avançam no Ranking de Competitividade dos estados de 2017 - No item 'qualidade das rodovias', o RS subiu de...     23/09/2017   Estudantes recebem revistinhas da Turma da Mônica com orientações sobre segurança no trânsito - No total, foram distribuídos mais de 1.00...     23/09/2017   Cancelada interrupção do acesso a Pelotas pela Av. Viscondessa da Graça neste fim de semana - A Unidade Local do Departamento Nacional de...     23/09/2017   Rodovias do Tietê participa de atividades em celebração ao Dia da Árvore com alunos de escola municipal de Salto - Salto, 22 de setembro ...     23/09/2017   Professores de Cajamar participam de encontro temático do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e CCR AutoBAn - Programa d...     23/09/2017   TruckPad está no livro Internet Heroes Brasil - Escrito pelo jornalista Pedro Zambarda, livro mostra como negócios digitais crescem em me...     23/09/2017   CCR AutoBAn e Projeto Guri realizam Encontro Musical com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” - Evento gratuito acontece em...     23/09/2017   AB Nascentes das Gerais orienta motoristas sobre uso do cinto de segurança e da cadeirinha - Para comemorar o Dia Nacional do Trânsito, n...     23/09/2017   EVENTO DE LOGÍSTICA FARMCÊUTICA LOTA AUDITÓRIO DA ABRALOG - Uma plateia de 123 profissionais ligados à área de logística farmacêutica aco...     23/09/2017   ABRALOG NA INTERMODAL - A Abralog vai ser o braço logístico da Intermodal South America. Acordo entre as partes foi assinado nesta sexta-...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

30/11/2009

Indústria naval renasce e já é 6ª do mundo

Destaques

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

10

1 votos

Setor tem R$ 55 bilhões em investimento e encomendas, segundo o BNDES; com pré-sal, futuro é ainda mais promissor.

Em nove anos, empregos sobem de 2.000 para 45 mil; 5 estaleiros se somarão aos 25 já existentes e cada um pode ter até 3.500 funcionários

Impulsionada pelas encomendas crescentes da Petrobras desde 2001 e especialmente pela exigência de compras de fornecedores locais introduzidas pelo governo Lula em 2003, a indústria naval brasileira renasceu nesta década e já é a sexta maior do mundo.

As encomendas aos estaleiros e os novos investimentos somam R$ 55 bilhões, pelos cálculos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). São 195 embarcações já contratadas ou com a construção anunciada.

A cifra coloca o país atrás de China, Coreia, Japão, União Europeia e Índia, mas à frente dos Estados Unidos.

Em 2000, a indústria tinha menos de 2.000 empregados. Hoje, são 45 mil soldadores, mecânicos, entre outros trabalhadores. O número deve aumentar nos próximos anos com a instalação prevista de cinco novos estaleiros -cada um pode ter até 3.500 funcionários. Existem 25 estaleiros no país -todos privados, mas 2 foram arrendados à Petrobras.

Cada nova unidade receberá investimentos de até R$ 1 bilhão e serão erguidas nos Estados de Alagoas, Bahia (duas, possivelmente), Espírito Santo e Rio -polo histórico da indústria naval e onde está a maior parte dos estaleiros do país.

Diferentemente da China -que se especializou e investiu pesado nos últimos cinco anos-, o motor da indústria naval brasileira não é o transporte marítimo de commodities, mas sim a exploração marítima de petróleo.

Esse segmento produz um volume menor de embarcações, mas faz unidades mais sofisticadas e caras. Nele, a liderança global é de Cingapura e da Coreia -líderes mundiais em tecnologia e com altos subsídios governamentais.

Tempo e dinheiro

Cada plataforma de produção de petróleo pode custar mais de US$ 2 bilhões e consumir até dois anos de trabalho. Uma sonda de perfuração -usada na exploração dos campos marítimos- não sai por menos de US$ 1 bilhão. Já um petroleiro varia de US$ 60 milhões a US$ 100 milhões, de acordo com o porte da embarcação, e leva pelo menos oito meses para ficar pronto.

No Brasil, a indústria ressurgiu na esteira das encomendas da Petrobras e tem um estímulo adicional graças à descoberta do pré-sal. Mas começam a aparecer também novos clientes: a estatal Venezuelana PDSVA encomendou dez petroleiros ao estaleiro Eisa -já recebeu o primeiro-, e a Vale vai fazer uma concorrência para a construção de quatro navios de grande porte para o transporte de minério de ferro.

Com o advento do pré-sal, grupos nacionais -como o Sinergy (estaleiros Eisa e Mauá); Camargo Corrêa e Queiroz Galvão; OAS e Setal- e internacionais -STX (Coreia) e Jurong (Cingapura)- já decidiram ou estudam instalar novos estaleiros. Outros três farão ampliações de suas instalações.

Waldemiro Arantes Filho, presidente do STX no Brasil, diz que a unidade será construída no Ceará em duas etapas: a primeira com investimento de US$ 100 milhões (barcos menores de apoio à exploração de petróleo); a segunda custará US$ 500 milhões (plataformas e petroleiros).

Localizado em Pernambuco, no porto de Suape, o estaleiro Atlântico Sul é hoje o mais moderno do país e conta como uma área em seu entorno que permite ampliação para deixá-lo do porte dos estaleiros gigantes sul-coreanos Hyundai, STX e Samsung. Os demais precisam de atualização tecnológica.

Fernando Tourinho, conselheiro do Atlântico Sul, diz que o grupo negocia uma participação acionária minoritária da coreana Samsung e estuda instalar um novo estaleiro, além de ampliar as instalações em Suape. "Com o pré-sal, temos um horizonte promissor."

 

Por Folha de S.Paulo/PEDRO SOARES/DA SUCURSAL DO RIO

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

TruckPad está no livro Internet Heroes Brasil

EVENTO DE LOGÍSTICA FARMCÊUTICA LOTA AUDITÓRIO DA ABRALOG

ABRALOG NA INTERMODAL

SEMANA MOVE DE PORTO ALEGRE - TODA VIDA

Novo Hyundai Creta Sport

Rodovias do Rio Grande do Sul avançam no Ranking de Competitividade dos estados de 2017

Estudantes recebem revistinhas da Turma da Mônica com orientações sobre segurança no trânsito

Cancelada interrupção do acesso a Pelotas pela Av. Viscondessa da Graça neste fim de semana

Rodovias do Tietê participa de atividades em celebração ao Dia da Árvore com alunos de escola municipal de Salto

Professores de Cajamar participam de encontro temático do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR e CCR AutoBAn

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística